terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Plano alimentar de emagrecimento gradual/manutenção

Como prometido, explico-vos como é o plano que estou a fazer agora.
No fundo é uma dieta saudável que todos podem fazer. Dá para perder peso ou mantê-lo em fases de transição. Ou até mesmo quando já ganhámos mais 2 ou 3 kg sem dar conta... Duas semanas assim, e vai ao lugar, não duvido!

Vou-vos colocar as refeições, em que são contadas as porções do que se come.
E depois coloco a lista de porções, o que é que equivale a quê.

Pequeno-Almoço
2 doses de hidratos de carbono
1 producto lácteo magro

Meio da manhã
1 porção de fruta

Almoço
1 dose de hidratos de carbono
Carne ou peixe grelhado, cozido, a vapor, ou com pouco azeite.
Salada e/ou sopa leve

Meio da tarde
1 producto lácteo magro

Fim da tarde
1 porção de fruta

Jantar
1 dose de hidratos de carbono
Carne ou peixe grelhado, cozido, a vapor, ou com pouco azeite.
Salada e/ou sopa leve

Ceia (se necessário)
1 producto lácteo magro


Resumindo e baralhando, que doses e porções são estas?

Neste plano, 1 dose de hidratos de carbono pode ser:
 - 1 fatia de pão de forma branco ou integral ou 1/2 pão
- 2 colheres de sopa rasas de cereais integrais "linha"
- 2 tostas médias integrais
- 4 colheres de sopa rasas de feijão, ou milho...
- 1 batata pequena cozida
- 3 colheres de sopa rasas de arroz ou massa
(etc)

Ou seja, se ao pequeno-almoço posso comer duas doses, isso significa duas fatias de pão, ou uma bola de pão, ou 4 tostas, por exemplo. Às refeições, como é só uma dose, é só escolher...

O mesmo se processa com a fruta, em que 1 porção equivale a:
- 1 maçã
- 3 alperces
- 1 fatia de melão, ou melancia, ou meloa, anánas...
- 20 cerejas
- 10 morangos pequenos
- 1 pêssego
-1 pêra
- 1/2 manga
- 2 tangerinas
(etc)

E com os productos lácteos. Uma porção é:
- 2 fatias de queijo flamengo magro (-30% gordura)
- 1 queijo fresco 50g
- 1 copo leite magro
- 1 iogurte magro sem pedaços
(etc)

E as carnes que devem ser, no máximo, em porções de 120g. No peixe não há limite.
Pode ser substituido por 2 ovos mas só uma vez por semana, e as carnes vermelhas estão limitadas a duas vezes por semana. De resto posso comer de tudo, desde que não seja frito e não tenha pele nem gorduras visíveis.

Água, água, água. 2 litros. Café e chá com adoçante.
Comer de 3 em 3 horas no máximo e, se possível, fazer exercício!
E pronto!

Resumidamente é isto! E gosto muito. Este é um plano adequado completo e saudável. Sem riscos. Que pode ser seguido por qualquer um! Já tinha feito um assim, com uma nutricionista há cerca de 6 anos, mas já não me lembrava! Agora registei tudo!!

Se dá trabalho andar com a comida atrás todos os dias, e ter salada pro almoço e sopa feita sempre? Dá! mas isso não é contornável, tem de se tornar num hábito!

Se alguém quiser seguir este plano e se tiver dúvidas, diga-me! Estão à vontade!

4 comentários:

  1. Engraçado, a minha nutricionista recomendo-me o mesmo plano, mas sem os hidratos de carbono à noite=))

    ResponderEliminar
  2. Sim, é um plano comum e largamente usado que é saudável e resulta! E as quantidades podem ser variáveis! Mas, querida Sopa, desde quando é que tu precisas de um plano destes????? Ai, ai, ai, estás mais que óptima! Estás magra! És magra. Ainda bem, que sorte!

    ResponderEliminar
  3. Assim parece bem! E não passas fome! A minha nutricionista recomendava uma gelatina a noite! =D

    ResponderEliminar
  4. Olá!
    Espero k tenha corrido bem em Madrid :):)
    eu acho k este plano dá para fazer em qualquer lado....em qualquer retaurante se pode pedir carne branca ou peixe e saladas ou legumes com menos arroz ou batatas... :)

    Eu iniciei dieta Lev a 25 Fev e a 31 Março tinha perdido 9 kgs.... e não fiz a dieta Lev a 100%....fiz uma aproximação pois eu tenho 1 vida activa ( profissionalmengte) é uma questão de sabermos o k o nosso corpo gasta e o k precisamos e como estamos a nível de saúde . Eu nunca tive excesso de peso ( mais uns 3 ou 4 kgs k o peso ideal, isso sim pq às vezes desconto na comida..), mas no último ano tive v´´arios problemas hormonais ( tenho 42 anos) e a coisa disparou...até k decidi que não podia ser...
    Força p/ todas :)

    ResponderEliminar